Mostrando postagens com marcador Responsabilidade Natura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Responsabilidade Natura. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Responsabilidade _Chegou o Dia da Sobrecarga da Terra: você sabe o que é?

texto da imagem

Chegou o Dia da Sobrecarga da Terra: você sabe o que é?

Já gastamos mais do que podemos pagar!


A partir de 1º de agosto, estaremos “no vermelho” ambientalmente. Ou seja, consumindo mais recursos naturais do que a capacidade de regeneração do planeta.

Em 1970, descobriu-se que a Terra havia entrado no “cheque especial ambiental”, ou seja, seus habitantes tinham gastado mais recursos naturais (água, terra e madeira) – e tinham emitido mais gases de efeito estufa – do que a capacidade de regeneração do planeta. De lá para cá, entramos no limite cada vez mais cedo. Em 2018, o Dia de Sobrecarga da Terra é 1º de agosto. No primeiro ano de cálculo, a entrada no “cheque especial” aconteceu em 29 dezembro.

O resultado de 2018 é o pior já registrado. A contabilidade do déficit é feita pela rede ambientalista Global Footprint Network, com sede na Califórnia (Estados Unidos), e conta com a participação de ONGs ambientais, como o World Wildlife Foundation (WWF) e o brasileiro Instituto Jatobás, além de autoridades de diversos países.

O índice de sobrecarga é calculado levando em consideração dois indicadores: a pegada ambiental – quanto de terra ou água precisamos para gerar o que consumimos e para absorver o que descartamos – e a biocapacidade – o quanto uma área consegue regenerar o que foi usado.

Atualmente, mais de 80% da população mundial vive em países que se encontram “no vermelho” em termos ambientais. Apesar de o Brasil estar no “azul” – muito por conta da capacidade de regeneração da Floresta Amazônica –, o índice positivo vem caindo progressivamente.

É nesse cenário que ações como o nosso Programa Carbono Neutro são imprescindíveis. Há dez anos, compensamos todos os gases de efeito estufa gerados a partir da nossa cadeia de produção.

Saiba mais em http://www.natura.com.br/blog/dia-de-protecao-as-florestas.
terça-feira, 24 de abril de 2018

Responsabilidade _ Linha Sève, da Natura, passa a ter embalagem 100% reciclada

Dia Da Terra

Linha Sève, da Natura, passa a ter embalagem 100% reciclada

Mudança é uma das ações da empresa que contribui para proteger a Terra, ao evitar o descarte ao equivalente a mais de 900 mil garrafas PET na natureza



Ao focar no aumento do uso de materiais de menor impacto ambiental em suas embalagens, a Natura contribui para lidar com um dos principais desafios ambientais apontados por organizações não-governamentais no Dia Mundial da Terra, celebrado no dia 22 de abril: o crescente acúmulo de resíduos, principalmente plástico, no planeta. De acordo com estudo publicado no Fórum Mundial de Davos, no ritmo atual de produção e descarte de resíduos, os oceanos terão mais plástico do que peixes em 2050.

Neste cenário, reutilizar essa matéria-prima é essencial. Com embalagens reformuladas, a linha Sève, da Natura, passou a ter 100% de PET reciclado na composição de seus frascos, uma iniciativa que contribui para evitar o descarte de 42 toneladas de plástico na natureza anualmente, o equivalente a mais de 900 mil garrafas PET de dois litros.

Esses materiais, que seriam descartados como resíduos, passam por um processo de transformação que permite reutilizá-lo em embalagens, prolongando sua vida útil. Esse processo, desenvolvido para garantir a segurança dos consumidores, envolve a triagem, lavagem e moagem dos resíduos plásticos, então transformados em resinas que vão dar origem às novas embalagens do produto. Além de Sève, também a linha Ekos conta com 100% de PET reciclado em sua composição. Natura Homem, Tododia, Plant e Tez também estão progressivamente incluindo plástico reciclado na composição de seus frascos.

O uso de PET reciclado nas embalagens pela Natura favorece o meio ambiente e têm também um impacto social, ao fortalecer a cadeia de reciclagem e produção de embalagens. “As embalagens recicladas pós-consumo, por exemplo, têm origem em cinco cooperativas de catadores no interior de São Paulo. Isso faz com que resíduos que iriam para o aterro sanitário tenham um novo uso. Ao priorizarmos cadeias de fornecimento que tenham a participação de cooperativas de catadores, buscamos maior impacto socioambiental positivo”, afirma Keyvan Macedo, gerente de sustentabilidade da Natura.

Hoje, a resina PET pós-consumo usada em embalagens Natura é fornecida pelo grupo GlobalPack, que compra garrafas PET de cinco cooperativas, em Paulínia e Campinas. Essa cadeia é rastreada e homologada, contribuindo para um modelo de negócios que busca melhor gestão organizacional, valorização dos aspectos socioambientais, boas práticas de produção e qualidade nas relações de trabalho. Além do uso de materiais reciclados pós-consumo, a Natura também investe no aumento do uso de polietileno verde (PE verde), plástico produzido a partir do etanol de cana de açúcar, uma matéria-prima renovável, enquanto os polietilenos tradicionais utilizam matérias-primas de fonte fóssil, como petróleo ou gás natural. O PE verde apresenta mesmo potencial de reciclagem que o PE tradicional, com o benefício de impactar menos na emissão de gases do efeito estufa, que causam mudanças climáticas. Os refis de Sève também usam PE verde, o que evita a emissão de 70 toneladas de carbono por ano, uma redução de gases de efeito estufa equivalente a 12 viagens de carro em volta da Terra.

sábado, 24 de março de 2018

Responsabilidade _ Já ouviu falar da Hora do Planeta?

A hora do Planeta


Já ouviu falar da Hora do Planeta?



Sábado, 24 de março, acontece a Hora do Planeta. Bora participar?



A iniciativa tem 11 anos e foi organizada pela Rede WWF em todo mundo para promover a discussão sobre aquecimento global e meio ambiente



Neste sábado, 24 de março, vamos refletir sobre o compromisso com o planeta e apagar suas luzes - das 20h30 às 21h30? Esse convite faz parte de um movimento global, chamado "Hora do Planeta", que promove ações e discussões sobre os desafios e oportunidades de criar um mundo mais sustentável.

Essa atitude reforça a Visão de Sustentabilidade da Natura, que tem como objetivo gerar impacto positivo nas esferas econômica, social, ambiental e cultural, por meio da conscientização e busca de soluções para levar a humanidade a um futuro mais equilibrado e justo, indo além de reduzir e neutralizar os impactos negativos gerados pelas atividades da empresa. A Natura acredita que sua existência deve ajudar a tornar o meio ambiente e a sociedade melhores, e o apoio ao movimento idealizado pela Rede WWF (World Wide Fund Nature) é um reflexo dessa crença.

Desligue as luzes

Saiba mais sobre a "Hora do Planeta"

Um dos maiores movimentos de proteção ambiental de nosso planeta, é uma iniciativa mundial criada em 2007 pela WWF, em Sydney, Austrália. A “Hora do Planeta” promove a preocupação com o aquecimento global, incentivando pessoas, empresas, comunidades e poder público a agirem em relação às mudanças climáticas, mostrando que a união de todos é capaz de reverter esse quadro. Em todo o mundo, são milhões de apoiadores em mais de 180 países e territórios, onde as luzes de marcos históricos, prédios públicos e outros locais famosos são apagadas durante uma hora, em uma manifestação de apoio ao combate do aquecimento global, uma vez que a geração de energia está associada à queima de combustíveis, que resulta em emissões de gases de efeito estufa.

Todos podem participar, inclusive você, seus amigos, família, colegas de trabalhos e clientes.

Compromisso com o Clima – 100% Carbono Neutro

Conscientes de nossa responsabilidade em relação a essas questões, mantemos, desde 2007, o Programa Carbono Neutro, que prioriza a redução das emissões diretas e indiretas em toda a cadeia, além da compensação de 100% das emissões que não podem ser evitadas.

Há dez anos, todos os nossos produtos são carbono neutro. Nesse período, reduzimos ao máximos nossas emissões, como por exemplo, incluindo álcool orgânico nos itens de perfumaria, ao invés do convencional que é muito mais desfavorável para o meio ambiente, ou ainda implantando energias renováveis e de menor impacto em todos os nossos sites.

Já foram compensados 2,8 milhões de toneladas de gás carbônico, o equivalente à poluição gerada em 480 mil voltas de carro na Terra.

Visite meu espaço na Rede Natura e saiba como suas compras ajudam Nessa luta a favor do meio ambiente

Este post foi retirado de www e contem mais informações leia-o na integra.

Topo