quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Responsabilidade _Chegou o Dia da Sobrecarga da Terra: você sabe o que é?

texto da imagem

Chegou o Dia da Sobrecarga da Terra: você sabe o que é?

Já gastamos mais do que podemos pagar!


A partir de 1º de agosto, estaremos “no vermelho” ambientalmente. Ou seja, consumindo mais recursos naturais do que a capacidade de regeneração do planeta.

Em 1970, descobriu-se que a Terra havia entrado no “cheque especial ambiental”, ou seja, seus habitantes tinham gastado mais recursos naturais (água, terra e madeira) – e tinham emitido mais gases de efeito estufa – do que a capacidade de regeneração do planeta. De lá para cá, entramos no limite cada vez mais cedo. Em 2018, o Dia de Sobrecarga da Terra é 1º de agosto. No primeiro ano de cálculo, a entrada no “cheque especial” aconteceu em 29 dezembro.

O resultado de 2018 é o pior já registrado. A contabilidade do déficit é feita pela rede ambientalista Global Footprint Network, com sede na Califórnia (Estados Unidos), e conta com a participação de ONGs ambientais, como o World Wildlife Foundation (WWF) e o brasileiro Instituto Jatobás, além de autoridades de diversos países.

O índice de sobrecarga é calculado levando em consideração dois indicadores: a pegada ambiental – quanto de terra ou água precisamos para gerar o que consumimos e para absorver o que descartamos – e a biocapacidade – o quanto uma área consegue regenerar o que foi usado.

Atualmente, mais de 80% da população mundial vive em países que se encontram “no vermelho” em termos ambientais. Apesar de o Brasil estar no “azul” – muito por conta da capacidade de regeneração da Floresta Amazônica –, o índice positivo vem caindo progressivamente.

É nesse cenário que ações como o nosso Programa Carbono Neutro são imprescindíveis. Há dez anos, compensamos todos os gases de efeito estufa gerados a partir da nossa cadeia de produção.

Saiba mais em http://www.natura.com.br/blog/dia-de-protecao-as-florestas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo